Tudo o que você precisa saber para criar um site matador

Tudo o que você precisa saber para criar um site matador

Se você quer que sua ideia, sua empresa e seu negócio alcancem territórios inimagináveis, já deve saber que é na internet que você deve investir.

Sem burocracia, com recursos gratuitos e sem barreiras geográficas, criar um site é o melhor caminho para fazer seu negócio crescer.

Mas são tantas informações, concorda? E muitas vezes desistimos sem saber qual o caminho seguir. A verdade é que antes de pensar no seu site pronto, com um bonito layout e conteúdo, existe a tecnologia por trás disso.

Por isso vamos mostrar esse passo a passo de como criar um site passo passo, a partir da tecnologia. Está pronto?

1 Escolha um domínio memorável

O seu domínio é a sua identidade na internet. Isso quer dizer que é assim que as pessoas vão te encontrar na rede. Por isso escolha com cautela.

Antes de escolher qualquer domínio avalie o seu segmento, qual as palavras-chave que irá trabalhar e então faça um brainstorm, que nada mais é do que uma “tempestade cerebral” mas que você pode entender como uma tempestade de ideias!

Com todas as ideias no papel, use um verificador de registros para consultar a disponibilidade dos nomes.

Atente-se para detalhes:

  • escolha domínio fáceis de memorizar;
  • opte por domínios curtos;
  • evite números, caracteres especiais;
  • dê preferência para domínios com extensões .com e .com.br.

Ao realizar o registro de domínio, que custa a partir de R$ 3,99 por ano, este será seu por direito durante um ano. Lembre-se de renovar seu registro de domínio para que não perca todo seu investimento.

Dica: algumas empresas de hospedagem de site oferecem domínio grátis na contratação de determinados planos. Não sabe o que é hospedagem de sites? Vamos para o próximo tópico!

2 Contrate a melhor Hospedagem de Sites

Hospedagem de sites é o local (o servidor) onde as informações do seu site estão localizadas para ser encontrado na internet.

Existem alguns tipos de hospedagem de sites e cada um deles com características específicas para cada tipo de site. Para saber qual a melhor hospedagem de sites para o seu projeto você pode consultar uma calculadora de serviços para te ajudar.

Mas vamos considerar que você está aqui para criar o seu primeiro site e então estamos falando de um projeto iniciante, de pequeno e médio porte  ok? Veja quais os tipos mais comuns:

  • Hospedagem gratuita: indicado para projetos iniciantes, para aqueles que estão nos primeiros passos do mundo digital, a hospedagem gratuita oferece ótimos recursos porém é preciso ter ciência de que tudo tem limites.

Conforme o desempenho e desenvolvimento do seu site, é esperado que em pouco tempo (já que a gente acredita no seu sucesso na internet) seja necessário fazer um upgrade de free para um plano pago.

  • Hospedagem ilimitada: é o tipo mais recomendado para muitos sites pois é trata-se de hospedagem barata e oferece recursos infinitos. Entre os diferenciais da hospedagem gratuita está o suporte, contas de e-mail ilimitadas, websites ilimitados e alguns planos oferecem domínio grátis e Certificado SSL grátis.

Confira este comparativo de planos de hospedagem de sites ilimitada.

  • VPS: Virtual Private Server, significa servidor virtual privado. O VPS trata-se de um servidor que é dividido entre os usuários, porém particionado virtualmente, impedindo que problemas no desempenho de um “vizinho” afete todos os sites que estão no mesmo “condomínio”. Esta opção é indicada para sites maiores e com tráfego e acessos de grande volume.

3 Escolha seu CMS

CMS é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, a plataforma onde você vai gerenciar todo conteúdo e imagem que vai compor o seu site.

O CMS mais comum é o WordPress. Mas você pode ler esse comparativo com o Joomla!, um CMS bem popular também.

Dica: Ao contratar sua hospedagem de sites verifique se a empresa oferece construtor de sites grátis e intuitivo. Existe também serviços com WordPress auto-intalado ou possibilidade com instalação em poucos cliques.

Veja esse tutorial passo a passo de como criar um site no WordPress.

4 Do layout ao design

Capriche! Depois de escolher a melhor hospedagem este vai ser o primeiro contato do seu usuário no seu site.

Não esconda informações do seu usuário. Um layout claro e intuitivo deve ser sua prioridade. Não esqueça que aqui vale a regra de que “menos é mais”.

Suas imagens e cores tem que passar a mensagem do seu negócio assim como o domínio e o conteúdo.

Invista em um site otimizado para SEO e que seja responsivo para todas as telas. Percorra todo o caminho do usuário no seu site para saber qual a experiência que você está entregando.

Conclusão

Criar um site matador requer dedicação. Muitas pessoas que se arriscam no mundo digital e abrem a cabeça quando ao empreendedorismo na internet estão mudando as suas vidas com a tecnologia.

Além disso é possível ganhar dinheiro na internet com um site ou blog, além de expandir a sua empresa física já existente.

Você consegue começar o seu projeto online agora mesmo. Está pronto?
Este artigo foi produzido pela Hostinger, que transforma a vida de mais de 29 milhões de pessoas no mundo com serviços de hospedagem de sites, registro de domínio e VPS e atua no Brasil com a marca Hostinger e Weblink.


Comments

  1. Muito interessante, obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *