5 ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM SEU WEBSITE PARA GERAR LEADS

5 ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS QUE NÃO PODEM FALTAR EM SEU WEBSITE PARA GERAR LEADS

Gerar leads em seu website não é tão complicado quanto possa parecer. Aliás, essa é uma das melhores maneiras sobre de a sua empresa ou do seu negócio, caso você seja autônomo, conquistar clientes em potencial. Por outro lado, não basta criar uma página e esperar que centenas de pessoas comecem a enviar e-mails para você.

Hoje, já existem algumas ferramentas e estratégias que podem ajudar você a expandir a base de clientes. Felizmente, não é nada que necessite investir muitos recursos financeiros ou contratar diversos funcionários. Caso você seja o seu próprio departamento de marketing, sem problemas. Há diversas formas de captar novos leads por meio do seu website.

Abaixo, você confere algumas dicas que certamente o ajudarão no dia a dia.

1 – Tenha um CRM.

Uma das melhores formas sobre como gerar leads é ter um software de CRM. Para quem deseja fazer isso por meio de um website, essa ferramenta serve de apoio para as outras estratégias.

Se você criar uma Landing Page – falaremos sobre esse assunto daqui a pouco –  usando o Formulários Google, todos esses dados são automaticamente captados pelo CRM. Com isso, e por meio da integração com o Google Planilhas, esses cadastros de leads vão diretamente para o funil de vendas.

Dessa forma, você tem a oportunidade de trabalhar esses leads imediatamente. De acordo com as informações cadastradas pelo lead, sua equipe tem o necessário para iniciar a prospecção ou até mesmo uma venda conversacional.

Por isso, ter o seu website conectado a um CRM é uma excelente opção para quem deseja gerar leads grátis. Além disso, como boa parte do processo é automática, você economiza tempo e, por consequência, recursos financeiros.

2 – Ofereça conteúdo relevante e gratuito para seus clientes.

Provavelmente você já entrou em alguma loja de doces ou em algum supermercado e recebeu um produto grátis. Os estabelecimentos fazem isso para se conectar com o cliente e para que ele tenha a oportunidade de experimentar algo novo. Caso os clientes gostem, muitos deles irão comprar a oferta.

Acredite, essa estratégia sobre como gerar leads grátis também funciona para websites. Você pode, por exemplo, criar um blog post como esse. No fim do artigo, é a sua oportunidade de oferecer um e-book gratuito, com um conteúdo mais denso sobre determinado assunto. Para que o cliente possa baixá-lo é muito simples.

Basta que ele clique no link de uma landing page, preencha o cadastro e pronto. Em minutos ele irá receber o conteúdo por e-mail. Se você tiver um CRM, melhor ainda. Por meio da integração de uma ferramenta de automação de marketing, todo esse processo é realizado pelo software e você não se necessita se preocupar com mais nada.

3 – Landing Page

Já falamos sobre como gerar leads grátis por meio de um CRM e também pelo oferecimento de conteúdo gratuito. Agora, chegou o momento de salientar a importância de uma landing page em seu website.

Em resumo, uma landing page é uma página em seu website voltada para que o cliente tome uma ação. Nesses casos, você pode desejar que ele cadastre o e-mail para receber informações, preencha dados para contato, como nome, telefone e endereço, assinar uma newsletter ou até mesmo marcar uma reunião.

Você pode ainda criar diferentes landing pages. Assim, por meio de um teste A/B, sua empresa ou o seu negócio consegue verificar qual opção está atraindo mais leads. O importante é sempre colocar essa estratégia em ação. Um website sem uma boa landing page, feita com um bom copy, é realmente um desperdício de oportunidade.

4 – Botão de Engajamento

Essa é uma das maneiras mais inovadoras sobre como gerar leads. Afinal, às vezes o cliente quer conversar com o seu negócio imediatamente. Então, por que não oferecer essa oportunidade para ele? É para isso que serve um botão de engajamento.

Essa é uma das melhores formas de aumentar suas vendas automatizando as comunicações.  Tudo o que o cliente precisa fazer é clicar no botão e iniciar uma conversa. Ao criar um fluxo conversacional, esse chatbot consegue responder às diversas perguntas dos clientes.

O ideal, nesses casos, é criar o botão de engajamento a partir de uma ferramenta de CRM. Dessa forma, nenhuma informação é perdida, e você pode utilizar esses dados para criar campanhas de marketing sob medida para o público-alvo, por exemplo.

5 – Publique conteúdo original

Não basta utilizar diversas ferramentas e novas tecnologias se o conteúdo do seu site está sempre desatualizado. Sem novidades, é complicado captar clientes em potencial. Se uma das principais maneiras sobre como gerar leads no Facebook, por exemplo, é por meio de conteúdo original, em seu website não pode ser diferente.

Portanto, em vez apenas de salientar os atributos do seu produto ou do seu serviço, o ideal é apresentar aos visitantes algum case de sucesso ou mesmo uma notícia relevante. Se possível, produza conteúdo que busque superar as objeções do cliente. Além disso, ao publicar seus textos, confirme que a linguagem usada é a mesma dos visitantes do site. Por isso, evite uma escrita rebuscada ou difícil de compreender.

Acredite, nenhum cliente em potencial resiste a um texto bem redigido e com informações sempre atualizadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *